Sob o Sol

Sobre o que vou escrever? Ainda nao sei. Talvez sobre tudo sob o Sol...

26/01/2004

Ferramentas de software III - Bases de Dados de Formato Livre

As free-form databases, embora tenham um nome sonante, são geralmente pouco mais que editores estruturados, com funcionalidades de busca, links de hipertexto, etc. Em sites de shareware, recebem essa primeira designação, ou senão a de PIMs (Personal Information Managers).

Os que achei mais interessantes foram os que permitem a organização hierárquica de temas, em especial:

1) TreePad: O mais rico em funcionalidade. Permite gerar até albuns de fotos e catalogar discos (à la catalogadores de arquivos). É shareware, mas tem também uma versão Lite, gratuita.

2) MyBase: Parece-me ter a interface gráfica mais elegante, e quase tanta funcionalidade quanto o TreePad.

3) KeyNote: opensource, com menos panache, mas ainda bastante funcionalidade.

Todos eles permitem encriptar as anotações, inserir links, imagens, etc.

Programas não baseados em estrutura hierárquica de dados, mas também potencialmente interessantes, são:

askSam: Lê e armazena índices para numerosos tipos de documentos (PDF, Word, etc.), para além de permitir inserção de dados através de formulários ou edição livre de texto. No entanto, a busca de dados parece ser apenas por texto.

Personal Knowbase: Baseado em palavras chave, a recuperação de dados parece prática, mas a criação de novos registos é mais formal.

Ferramentas de software II - Catalogadores de Arquivos

Procurava um software que me permitisse montar um catálogo de todos os CDs, disquetes, e HDs que tenho à minha volta, e me permitisse ainda classificar os conteúdos por temas. Encontrei essa funcionalidade sob diferentes designações:
CD/volume/file/media + catalogger/indexer/organizer/manager.

Encontrei e examinei cerca de meia dúzia de produtos: WhereIsIt, Advanced Disk Catalog, Advanced File Organizer, CD Catalog Expert, Broken Cross Disk Manager, CD Offline Browser, Media Universe.

Destes eu destacaria os seguintes:

1) WhereIsIt
2) Advanced File Organizer
3) Broken Cross Disk Manager

O primeiro é o que dispõe de mais funcionalidade. Uma profusão de plug-ins extrai numerosos detalhes dos mais variados tipos de arquivos. Possui até campos para registar empréstimos e a localização de medias. Permite aplicar categorias hierárquicas, mas na verdade não distingue entre "folhas" da hierarquia com nomes iguais.

O segundo não armazena tão grande profusão de dados, mas tem tudo o que é mais útil, e uma interface mais elegante, tratando melhor as categorias.

O terceiro faz uma leitura extremamente rápida de CD ou HD (talvez 5x mais rápida!). Mas embora permita definir categorias, não permite visualizá-las. Tem a vantagem de estar disponível também numa versão gratuita, um pouco mais antiga.

Qualquer um dos três permite também catalogar CDs de áudio e obter automaticamente os nomes das faixas de música através da Gracenote CDDB.

Ferramentas de software I

Uma coisa que me angustia é sentir que a desordem tomou conta da minha vida. Livros, revistas, CDs de dados e de música, arquivos e backups nos computadores, ideias na cabeça, tarefas na agenda...

Tento estancar a avalanche da informação, exorcisar os demónios da complexidade e domesticar as ideias e planos na minha cabeça ou na minha agenda, mas sem grande sucesso. Sinto que o computador, que tão familiar se tournou, deveria dar uma ajuda maior, mas ao resolver alguns problemas, cria outros tantos ou mais.

O computador, que deveria ser uma "bicicleta" do intelecto, uma alavanca, é na maioria dos casos, para a grande maioria dos mortais, pouco mais que uma máquina de escrever sofisticada, uma televisão, um livro, um rádio. Tudo utilidades que o computador fez evoluir, mas pouca coisa que revolucionou. Assim de repente, lembro-me do e-mail. Mas pouco mais, para a maioria das pessoas.

Para acalmar a minha ansiedade, e pôr ordem na minha vida, tenho procurado algum software mais específico e incomum, que hei-de descrever nos posts seguintes.

16/01/2004

Pintura antiga

Encontrei na internet um recurso impressionante sobre a história da pintura e escultura: a Web Gallery of Art. Trata-se de um site húngaro com uma grande riqueza de dados sobre pintores e escultores de entre os anos 1150 e 1800.

Dos poucos artistas que tive até agora tempo de consultar (todo o Caravaggio e parte de Rafael e Dürer), o material era de tal forma numeroso que talvez fosse a totalidade das obras conhecidas. Para além de repoduções das obras com razoável qualidade, o site contém também biografias dos artistas, comentários sobre muitas das obras, e alguns tours sobre temas diversos.

Tal riqueza de material, nomeadamente os comentários, foi coligida de numerosas fontes. Os autores do site têm o mérito de ter feito um bom trabalho de organização do material e criado assim uma valiosa referência de uso gratuito. Só espero que não tenham dores de cabeça causadas por fontes ciosas dos seus copyrights e habituadas e processar prevaricadores (a Microsoft Encarta aparecia entre as fontes utilizadas...)

15/01/2004

Depois de uma longa ausência...

...com as minhas férias, as férias da namorada, a sensação de demasiadas coisas para fazer, a pouca vontade de fazer muitas delas, eis que volto a escrever. Vamos ver por quanto tempo...